Artesanato marroquino

Se por um lado no início da carreira de um cientista existe uma grande incerteza e instabilidade em termos financeiros, por outro me deu a oportunidade de fazer viagens que eu achava que só faria quando já tivesse uns 50 anos de idade! Era aquele sonho distante sabe?! Mas na Ciência quando a oportunidade aparece é aquela coisa de agora ou nunca: você diz sim ou a chance de ela vir de novo é muuuuito pequena. Foi assim que eu tive a possibilidade de passar um feriado prolongado incrível no Marrocos!!

SONY DSC

Essa é minha viagem preferida até hoje, lá sim me senti em outro mundo! Agora, de verdade, eu estava no “estrangeiro”. Os passeios nos enormes mercados árabes, chamados souk, foram com certeza um dos pontos altos. O souk de Marrakesh fica na praça central, Jemaa el-Fnaa, e é praticamente um labirinto. Dá pra se perder lá facinho, facinho. Fora que a gente fica meio embasbacado ali dentro com tanta coisa diferente pra ver. Eu fui saltando de banca em banca e quando dava por mim já nem sabia onde estava.

SONY DSC

Além disso, ainda tive que aprender a negociar porque lá as coisas não têm preço fixo. O vendedor olha pra sua cara e sempre dá um preço bem alto. Aos poucos, fui percebendo que eu tinha que falar um valor bem abaixo, que ele rebatia com uma redução mínima e assim seguia a negociação até um preço justo que nunca era o meu, e nem  o dele. Eles até fizeram drama dizendo que não valorizei o trabalho manual deles e tals. Primeiro, eu me senti o cocô do cavalo do bandido porque, poxa, eu sei quanto vale furar os dedos costurando. Mas depois eu percebi que isso faz parte da estratégia deles. Ah, sou brasileira, rapá! A verdade é que com uma oferta tão grande é praticamente impossível só encontrar um exemplar do produto que se deseja comprar em todo o souk. Então eles fazem de tudo pra segurar o cliente já que sabem que podemos encontrar tudo em outra barraca.

SONY DSCVisitei também uma cooperativa de mulheres que ainda extraem o óleo de Argan de forma artesanal. Agora estão bastante na moda produtos à base de óleo de Argan para o cabelo e pele, mas no Marrocos ele já é usado há séculos. Dizem que este é o segredo da pele sem rugas das marroquinas. A propaganda foi tanta que eu saí de lá achando que tinha encontrado o elixir da juventude. hahaha Pena que não dá pra comprar e fazer um estoque pro resto da vida né?!

DSCN2084

Deixe seu pitaco!

