Como é que se faz patchwork?

A primeira vez que recebi no celular as fotos dos novos panos de prato que minha mãe estava fazendo fiquei intrigada pra saber como ela fazia aquilo. Sempre soube que desenhar não era o seu forte, apesar de ser super prendada para trabalhos manuais. Na minha cabeça a coisa devia ser muuuuito difícil, envolvendo não só habilidade para desenhar como também a compra de materias especiais, tecidos autocolantes em estampas igualmente especiais, etc. É claro que eu falei isso, ela caiu na gargalhada e só depois me contou que a coisa era muito mais simples e divertida!

SONY DSC

A base do patchwork é o papel termocolante, que custa em torno de R$7,00 o metro. Esse papel permite transformar qualquer tecido num “tecido adesivo”!! E isso é ótimo porque abre um leque de possibilidades de cores e estampas, sem a necessidade de comprar um produto especializado. “OK, mãe, resolvido o problema dos tecidos. Mas como é que a gente faz os desenhos?” Aí, ela respondeu como quem tá dizendo que a chuva molha: usamos moldes!

Assim como existem moldes para costurar roupas, bolsas e necessaires, existem também para patchwork. Foi então que reparei na banca de jornal a existência de revistas com moldes e ideias para a técnica. Comprei logo três! Pronto, agora era só dar asas à criatividade!! O que você acha de experimentar? Vamos fazer uma corujinha? Para pegar o molde,  clique aqui.

Como eu sou a louca das listinhas, vou fazer uma dos materiais necessários:

1. papel termocolante;

2. tecidos com estampas de sua preferência;

3. moldes de patchwork (que você encontra aos montes na web);

4. tesoura;

5. caneta ou lápis;

6. ferro de passar roupa;

7. agulha e linha para ponto caseado.

Procedimento:

1. coloque o molde embaixo do papel termocolante, com a parte lisa para cima;

2. desenhe com caneta na parte lisa do papel (no caso de partes sobrepostas, é necessário aumentar o molde uns 3 milímetros para dar margem à sobreposição);

SONY DSC

SONY DSC

3. aqueça o ferro de passar;

4. corte o excesso e coloque o avesso do tecido no papel termocolante (a parte lisa fica para cima como na figura);

5. passe o ferro até o tecido aderir totalmente ao papel;

SONY DSC          SONY DSC

6. corte o tecido seguindo a linha desenhada;

SONY DSC

7. tire a parte lisa (como se fosse adesivo mesmo) e cole sobre o tecido escolhido;

8. Faça o mesmo com as outras partes e então monte o desenho (para a parte preta dos olhos pregamos um botão).

SONY DSC         SONY DSC

Como finalização, o melhor é fazer o ponto caseado à mão. Assim,  o trabalho fica muito mais bonito. Clique aqui para ver como é que faz!  ;)

Anúncios

Um comentário sobre “Como é que se faz patchwork?

Deixe seu pitaco!