Cerâmica Andaluz

SONY DSCAinda dentro das viagens que a Ciência proporciona, eu tive o prazer de conhecer um pouquinho do sul da Espanha. Assim como o Brasil, a Espanha é um país com culturas muito diferentes. Só que toda essa diversidade está confinada em um espaço muito pequeno (10 horas de busão de norte à sul do país) o que parece acentuar ainda mais as diferenças.

Na época, eu morava com uma polonesa que era apaixonada por cerâmicas! Ela sempre comprava algum jogo de chá ou de potinhos de sopas nas cidades que visitávamos. Foi por causa dela que eu passei a prestar mais atenção nisso.  Só que estando em Andalucía, sul da Espanha, é praticamente impossível deixar que esse tipo de arte passe desapercebido, pois tem dessa cerâmica típica em tudo que é canto.

SONY DSC

Na verdade, a cerâmica (cerâmica mourista) foi criada pelos mouros, os árabes que viviam no sul espanhol conquistado por eles desde o século I. Com o cristianismo, os árabes foram expulsos da Península Ibérica, mas a cerâmica mourista continuou a ser produzida na região até hoje! Já foi exportada pra toda a Europa, e o ápice dessa indústria foi nos séculos XIV-XV quando a produção maiólica italiana “roubou” o mercado.

Ainda assim é muito legal ver que até hoje essa arte desperta o interesse das pessoas, o que ajuda a manter viva uma tradição tão antiga. Infelizmente, meu orçamento limitadíssimo não me permitiu adquirir nenhuma peça.  :-(  Mas eu ainda tenho fé e esperança de que um dia eu volto lá só pra comprar meu exemplar! Já posso até vê-lo pendurado na sala da minha futura casa. hahaha!

Deixe seu pitaco!

