Como trocar um fusível de máquina de café expresso – SQN

Temperatura caindo (pelo menos para os cariocas mais fervorosos), um tempinho bem convidativo para um capuccino ou um chocolate quente no intervalo dos experimentos, durante a leitura daquele artigo interessante ou simplesmente porque poucas coisas são tão agradáveis como degustar algo que aquece o coração, ao lado de pessoas queridas. No laboratório esse desejo poderia se tornar realidade não fosse o fato de a nossa máquina de café expresso estar com defeito.

chocolate-669384_1280

Para a gente,  tudo não passava de um fusível queimado, mas depois descobrimos que isso era uma “dulce” ilusão. A primeira grande dificuldade que encontramos foi para abrir a cafeteira.  Já que o problema era o fusível, bastaria abrir a máquina e trocar a peça… Hahahaha só que não. A chave torx não resolveu o nosso problema. Apesar de retirar os parafusos, não conseguimos abrir, e depois ainda descobrimos que além dos parafusos ela tinha travas! E estas estavam além de nossas habilidades.

Então, entramos em contato com o profissional que resolveu um probleminha dessa mesma máquina há um tempo, pedindo informações sobre como abrir a danada para trocar o fusível. Foi aí que tivemos outra má notícia: tratava-se de um fusível térmico (mas meu Deus, o que quer dizer isso??? Não fazia ideia). Fomos orientadas a levar a máquina à loja para aprender a abri-la antes que danificássemos algo. Minha amiga e eu aceitamos a missão!

coffee-161112_1280Eu juro que a gente só queria aprender a abrir a máquina de café expresso para trocar o fusível! Porém, percebemos que as tais travas também poderiam ser utilizadas em portas e janelas de casas, mas ofereciam o risco de o próprio morador não conseguir sair ou entrar de tão difíceis que são para abrir…rsrsrsrs

No entanto, o mais importante foi descobrir que os fusíveis estavam intactos. Nesse momento eu quis dizer “Ah! Caraca, não acredito”. Bem, eu acho que disse…

smiley-150600_1280Pois é, minha gente, o problema era na placa e na peça chamada PTC. O técnico disse que, provavelmente, o que provocou tudo foi um pico da voltagem, que toda nossa rede elétrica está sujeita a receber e recebe diariamente, por isso é importante desconectar os eletro-eletrônicos da tomada após o uso. Fica a dica.

Foi muito interessante, porque o técnico fez todo o reparo na nossa frente, explicando cada procedimento.É impressionante o que eles fazem em meio a todos aqueles fios de solda! Uma solda ali, outra aqui em locais específicos que só o técnico conseguia localizar com sua experiência e lentes de aumento. Uma peça PTC nova e não é que a máquina voltou a funcionar!

electrician-499799_1280Saímos da loja felizes com o atendimento e solução do problema e, acima de tudo, seguras de que da próxima vez deixaremos o aparelho aos cuidados do técnico.

E sobre aquela vontade de abrir a máquina e trocar o fusível, acho que passou! Hehehehe

Cada um na sua área, mas sempre estamos abertos a colaborações!

Ah! Antes que eu esqueça, vos apresento o resistor PTC…

1

…e a chave torx

2

Anúncios

2 comentários sobre “Como trocar um fusível de máquina de café expresso – SQN

  1. Olá.
    Por favor. Estou com um problema na minha nespresso tb. Vcs levaram numa especializada nespresso, num técnico em Eletrodomesticos ou em eletrônica?
    Qual município?

    Abs
    Wagner

    Curtir

Deixe seu pitaco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s