Como trocar um fusível de máquina de café expresso – SQN

Temperatura caindo (pelo menos para os cariocas mais fervorosos), um tempinho bem convidativo para um capuccino ou um chocolate quente no intervalo dos experimentos, durante a leitura daquele artigo interessante ou simplesmente porque poucas coisas são tão agradáveis como degustar algo que aquece o coração, ao lado de pessoas queridas. No laboratório esse desejo poderia se tornar realidade não fosse o fato de a nossa máquina de café expresso estar com defeito.

chocolate-669384_1280

Para a gente,  tudo não passava de um fusível queimado, mas depois descobrimos que isso era uma “dulce” ilusão. A primeira grande dificuldade que encontramos foi para abrir a cafeteira.  Já que o problema era o fusível, bastaria abrir a máquina e trocar a peça… Hahahaha só que não. A chave torx não resolveu o nosso problema. Apesar de retirar os parafusos, não conseguimos abrir, e depois ainda descobrimos que além dos parafusos ela tinha travas! E estas estavam além de nossas habilidades.

Então, entramos em contato com o profissional que resolveu um probleminha dessa mesma máquina há um tempo, pedindo informações sobre como abrir a danada para trocar o fusível. Foi aí que tivemos outra má notícia: tratava-se de um fusível térmico (mas meu Deus, o que quer dizer isso??? Não fazia ideia). Fomos orientadas a levar a máquina à loja para aprender a abri-la antes que danificássemos algo. Minha amiga e eu aceitamos a missão!

coffee-161112_1280Eu juro que a gente só queria aprender a abrir a máquina de café expresso para trocar o fusível! Porém, percebemos que as tais travas também poderiam ser utilizadas em portas e janelas de casas, mas ofereciam o risco de o próprio morador não conseguir sair ou entrar de tão difíceis que são para abrir…rsrsrsrs

No entanto, o mais importante foi descobrir que os fusíveis estavam intactos. Nesse momento eu quis dizer “Ah! Caraca, não acredito”. Bem, eu acho que disse…

smiley-150600_1280Pois é, minha gente, o problema era na placa e na peça chamada PTC. O técnico disse que, provavelmente, o que provocou tudo foi um pico da voltagem, que toda nossa rede elétrica está sujeita a receber e recebe diariamente, por isso é importante desconectar os eletro-eletrônicos da tomada após o uso. Fica a dica.

Foi muito interessante, porque o técnico fez todo o reparo na nossa frente, explicando cada procedimento.É impressionante o que eles fazem em meio a todos aqueles fios de solda! Uma solda ali, outra aqui em locais específicos que só o técnico conseguia localizar com sua experiência e lentes de aumento. Uma peça PTC nova e não é que a máquina voltou a funcionar!

electrician-499799_1280Saímos da loja felizes com o atendimento e solução do problema e, acima de tudo, seguras de que da próxima vez deixaremos o aparelho aos cuidados do técnico.

E sobre aquela vontade de abrir a máquina e trocar o fusível, acho que passou! Hehehehe

Cada um na sua área, mas sempre estamos abertos a colaborações!

Ah! Antes que eu esqueça, vos apresento o resistor PTC…

1

…e a chave torx

2

Anúncios

Deixe seu pitaco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s