Exposição Sentidos do Nascer

Há umas semanas dei um pulinho na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, para conferir a exposição Sentidos do Nascer. Vi a divulgação na internet e não quis perder a última semana do evento na cidade. E ainda levei o marido, afinal, eu não estou sozinha nessa! Rsrs

1

Fui na expectativa de encontrar uma exposição de fotos de bebês no momento do nascimento, de mães recebendo seus filhos recém-nascidos nos braços…ou qualquer coisa do tipo.

Nada dissooooo! A exposição tem como objetivo contribuir para a mudança da percepção sobre o nascimento, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana, quando desnecessária.

Assim que chegamos, fomos surpreendidos com o oferecimento de uma visita guiada, e aceitamos! Os grupos para a visita estavam sendo organizados por número. Enquanto aguardávamos a nossa vez, ficamos em uma área em que estava rolando uma conversa em que nós, a plateia, era esclarecida por profissionais da saúde sobre os mais diversos assuntos relacionados à gestação e ao parto. Nessa área também eram exibidos vídeos explicativos, vídeos de partos naturais, tudo muito interessante.

WP_20150724_005

Sala de conversas

Foi nessa conversa que começaram a ser desconstruídas algumas ideias que faziam parte do que sabíamos sobre esse momento: o nascimento. Tomamos conhecimento sobre a real necessidade da episiotomia (aquele corte feito na região do períneo), do toque, da administração de soro com ocitocina, as mais adequadas posições para facilitar o parto, o banho quente, a bola de pilates, entre outras informações importantíssimas para a autonomia da gestante nesse momento, que pode ser sublime ou não.

Chegada a nossa hora para a visita guiada, seguimos para um local escuro, em que ficamos grávidos!

Luciana

Eu e o marido grávidos.

Em seguida, fomos convidados a entrar no mercado do parto, uma sátira de tudo o que é oferecido para a gestante no grande momento. Tem de tudo gente, e para todos os gostos! Não me interessei por nenhum produto!

IMG-20150730-WA0008

Mercado do parto.

Depois, participamos de um diálogo com pontos que pesam na decisão pela cesária ou parto normal. Meu Deus, como a mulher sofre! É muita pressão.

WP_20150724_002

Parto normal ou cesária?

A exposição termina no útero, e então nascemos cheios de novas percepções sobre o parto.

É realmente muito interessante e esclarece muitas questões, vale muito a pena. Principalmente, para aquelas gestantes de primeira viagem ou não que não tiveram as informações necessárias para escolher o tipo de parto. Aquele que será melhor para ela e para o bebê, e não apenas o conveniente para o profissional.

Eu apoio o parto normal sim, mas sugiro que você se informe, tire suas conclusões e tome a melhor decisão!

Ainda dá tempo de ver a exposição ela estará de 1 a 30 de agosto no Caminho Niemeyer, em Niterói/RJ. A entrada é gratuita!

Segue o link de um vídeo com mais detalhes feito pelo Canal Saúde da Fiocruz!!!

Anúncios

Deixe seu pitaco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s